José Tolentino Mendonça vence Prémio Pascoaes
- jornalvilamea
- 21 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
O Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes vai ser entregue, pelo Município de Amarante e a Associação Portuguesa de Escritores (APE), no dia 10 de dezembro, em Sessão Solene que decorrerá, pelas 16 horas, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho.

O vencedor da edição 2016 é o escritor José Tolentino Mendonça, pelo livro "A noite abre os meus olhos", editado pela Assírio e Alvim. Durante a Sessão Solene haverá declamação de poesia por Fernando Soares, com acompanhamento musical, de violino, por Vladimir Omeltchenco, seguindo-se uma deslocação à Biblioteca Municipal Albano Sardoeira para descerramento de uma placa evocativa.
Na sua deliberação, tomada por unanimidade, o Júri justifica a escolha da obra “pela sua coerência interna e uma construção de linguagem fortemente visual que se sente respirar rente ao coração do mundo.” O júri salienta ainda “o mérito de uma poética discreta da espiritualidade atenta ao rosto e ao olhar do outro, resgatando-o do esquecimento e do desamparo, bem como as projeções de uma estética que, na aparente simplicidade, exprime o deslumbramento e os sobressaltos de uma evidência da liberdade do corpo, lugar de revelação da realidade sacra do quotidiano, em particular nas relações interpessoais”.
Ao Prémio, foram concorrentes obras publicadas em 2014 e 2015, em primeira edição. O júri foi constituído por Isabel Cristina Mateus, José Carlos Seabra Pereira e José Manuel Mendes.