top of page

100 anos de Regime Florestal da Serra do Marão

Chegam as estações do ano e com elas chegam também 4 diferentes comemorações.

Em causa, os 100 anos de Regime Florestal da Serra do Marão e a tendência de abandono de gestão da Serra. Há um século que se assiste à transformação da ocupação do solo e dos usos e costumes comunitários no Marão.

A relação do Homem com o espaço florestal baldio foi desvanecendo e com estas comemorações pretende-se expor o papel transformador do Homem nos terrenos baldios da Serra do Marão. O Regime Florestal desde 1916 impôs novas atitudes que levaram a situações extremas. Por um lado o êxodo rural, e por outro, a arborização dos terrenos baldios.

As comemorações devem incidir sobre as intervenções da Administração Florestal nos 6mil e 500 hectares de territórios comunitários, realçando os papéis que desempenharam outros intervenientes, nomeadamente a Câmara de Amarante, as juntas de freguesia e ainda o Núcleo de Baldios do Marão. Refira-se que todas as entidades estão empenhadas em inverter a tendência de abandono de gestão.

Propõe-se estender as comemorações pelo período de um ano, fazendo coincidir eventos com as estações do ano. Assim, a abertura das comemorações do centenário será com o seminário “Serra do Marão - 100 anos de Regime Florestal”, a ter lugar já nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, na Casa da Portela. Para as restantes estações do ano, estão pensadas atividades como plantações de árvores em espaços simbólicos, tertúlias, caminhadas e até exposições fotográficas.


JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black
bottom of page