Valter Cardoso é super campeão de Ralis
Já diz o ditado que não há duas sem três e o navegador amarantino Valter Cardoso que formou dupla com o piloto de Sintra, Carlos Fernandes, fez jus ao ditado. Ambos venceram a Taça FPAK de Terra, depois de já terem sido campeões absolutos FPAK de Ralis e da Taça FPAK de Asfalto. A equipa arrecadou este título na edição deste ano do Rali Amarante-Baião, que foi para a estrada no fim-de- semana de 25 e 26 de novembro, ao mesmo tempo que
ganharam a prova, fechando, assim, com "jackpot" a temporada automobilística.
A emoção e a alegria marcaram o momento de entrega do troféu que foi o culminar desta excelente época. Valter Cardoso, visivelmente feliz, afirmou que "este prémio é o reconhecimento do enorme esforço profissional e pessoal e do trabalho árduo que desenvolvi ao longo da temporada. Vencer na minha cidade, aquela que levo para lá das fronteiras do Município, é a cereja no topo do bolo, não existindo palavras para descrever este momento".
A vitória no Rali Amarante-Baião foi a sexta vitória do ano para a equipa no Campeonato FPAK de Ralis e a quarta consecutiva na Taça FPAK de Ralis Terra, numa demonstração de grande valor e rapidez num rali "encharcado", com pisos muito traiçoeiros, onde a equipa do Mitsubishi Lancer Evo VI entrou com
naturais cautelas mas, depois, impôs o seu ritmo, o que veio comprovar que a dupla merece voos mais altos - o Campeonato Nacional de Ralis 2017.
Cardoso afirmou que "este ano ganhámos tudo o que havia para ganhar e temos que agradecer aos sponsors que estiveram connosco esta temporada e espero que surjam novos apoios para podermos dar o salto para o Campeonato Nacional. Um obrigado muito especial à Tasca do Adérito, patrocinador que nos apoiou e foi
incansável durante todo o rali. Dedico esta vitória a todos os adeptos que nos apoiam, quer nos troços quer à distância. Este título é para eles e também para a minha família que sempre esteve comigo e incentivou a ir mais além", referiu, em êxtase, o vencedor da Taça FPAK de Terra.
De referir que a época de 2016 da dupla Carlos Fernandes/Valter Cardoso incluiu três títulos, num total de seis vitórias no Campeonato FPAK, quatro na Taça FPAK de Terra e mais dois triunfos na Taça FPAK de Asfalto.
Na época que agora terminou, o navegador amarantino participou num total de 27 provas, das quais 19 foram na categoria de ralis, distribuídas pelo continente e Madeira, e 7 provas na categoria de Todo-o- Terreno, onde se
destaca a sua participação internacional na prova da Taça do Mundo de Todo-o- Terreno e a Baja TT da Itália, depois de em 2015 ter estado na Baja TT da Hungria.
Contabilizou no total de todas estas participações, a navegação de oito pilotos distintos, entre provas de ralis e Todo-o- Terreno.
Valter Cardoso efetuou, ainda, algumas provas do Campeonato Nacional de Ralis, tendo-se mesmo consagrado Vice-Campeão Nacional de Ralis na categoria RC2N, que se destina a carros do agrupamento de produção, como foi o caso do Mitsubishi Lancer Evo IX, sendo de destacar a participação na prova mítica insular, a contar para o Campeonato da Europa de ralis, o Rali Vinho da Madeira ao lado do piloto Vítor Ribeiro.
A temporada foi memorável para o amarantino, pois além da sua presença a nível internacional, participou novamente nas provas portuguesas quer do Campeonato do Mundo de Ralis, o WRC Vodafone Rali de Portugal, como navegador do baionense Vítor Ribeiro, quer da Taça do Mundo de Todo-o- Terreno, a Baja TT Portalegre onde navegou o jovem portuense Pedro Ferreira, voltando assim a cumprir o sonho de infância em participar em tão prestigiadas provas.
A época de 2016 foi em grande para Valter Cardoso, o que o motiva a trabalhar intensamente nos campeonatos de 2017 para conseguir os mesmos feitos e a demonstrar que a cidade de Amarante continua a "produzir" verdadeiros campeões.