Valter Cardoso teve época de glória
O culminar de uma época desportiva em grande para o navegador amarantino Valter Cardoso teve o seu apogeu no sábado, 10 de dezembro, com a cerimónia de entrega de prémios organizada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting que decorreu no Centro de Congressos do Estoril. Cardoso regressou a casa com a "mala cheia", pois arrecadou sete troféus, em diferentes categorias.
A lista de troféus é a seguinte: Campeão Absoluto FPAK de Ralis e do Grupo P3 (viaturas de acordo com a ficha de homologação), Vencedor Absoluto e do Grupo P3 da Taça FPAK Ralis de Terra, Vencedor Absoluto e do Grupo P3 da Taça FPAK Ralis de Asfalto e por fim, Vice-Campeão Nacional de Ralis - Grupo RC2N.
Valter Cardoso subiu várias vezes ao palco para receber os troféus, momentos que, nas suas palavras, "foram muito gratificantes, pois este ano, disse, consegui alcançar tudo a que me tinha proposto. Posso mesmo afirmar que foi um ano maravilhoso para a minha carreira automobilística como navegador e que me motiva cada vez mais para encarar novos desafios para as próximas temporadas".
Questionado sobre qual o momento que mais o marcou nesta temporada, o navegador amarantino foi peremptório ao destacar a vitória no Rali Amarante- Baião, pois, como afirmou: "vencer na minha cidade, aquela que levo para lá das fronteiras do Município, foi a cereja no topo do bolo, não existindo palavras para descrever este momento. Foram emoções muito fortes aquelas que vivi no Rali de Amarante, desde passar em pleno troço e ver a minha família a apoiar-me, uma oportunidade única, à cerimónia do pódio com todos os amarantinos a ovacionar, felizes com o meu desempenho. São, sem dúvida alguma sensações que me deixam sem palavras para me expressar, e motivo para continuar a trabalhar com todo o empenho e determinação como o que tenho vindo a fazer".
Valter Cardoso deixa uma palavra de agradecimento a toda família, que sempre o apoiou em todos os momentos, aos patrocinadores, amigos e aos adeptos da modalidade, pois sem eles nada disto era possível, dedicando-lhes estes títulos.
Na época que agora terminou, o navegador amarantino participou num total de 27 provas, das quais 19 foram na categoria de ralis, distribuídas pelo continente e Madeira, e 7 provas na categoria de Todo-o- Terreno, onde se destaca a sua participação internacional na prova da Taça do Mundo de Todo-o- Terreno, a Baja TT da Itália, depois de em 2015 ter estado na Baja TT da Hungria.
Contabilizou no total de todas estas participações, a navegação de nove pilotos distintos, entre provas de ralis e Todo-o- Terreno. Valter Cardoso efetuou, ainda, algumas provas do Campeonato Nacional de Ralis, tendo-se mesmo consagrado Vice-Campeão Nacional de Ralis na categoria RC2N, que se destina a carros do agrupamento de produção, como foi o caso do Mitsubishi Lancer Evo IX, sendo de destacar a participação na prova mítica insular, a contar para o Campeonato da Europa de ralis, o Rali Vinho da Madeira, ao lado do piloto Vítor Ribeiro.
A temporada foi memorável para o amarantino, pois além da sua presença a nível internacional, participou novamente nas provas portuguesas quer do Campeonato do Mundo de Ralis, o WRC Vodafone Rali de Portugal, como navegador do baionense Vítor Ribeiro, quer da Taça do Mundo de Todo-o- Terreno, a Baja TT Portalegre onde navegou o jovem portuense Pedro Ferreira, voltando assim a cumprir o sonho de infância em participar em tão prestigiadas provas.
Com a época de 2016 foi em grande, Valter Cardoso está motivado a trabalhar intensamente nos campeonatos de 2017 para conseguir os mesmos feitos e a demonstrar que a cidade de Amarante continua a "produzir" verdadeiros campeões.