Empresários Polacos e Chineses visitam Tâmega e Sousa
No âmbito do projeto de apoio à internacionalização das empresas (tams/in), o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) promoveu nos últimos dias a visita à região de empresários polacos e chineses da província de Guangdong (Cantão).
Segundo o Presidente do CETS, Nuno Martins da Fonseca, estas missões empresariais inversas surgiram na sequência da “visita bastante proveitosa e útil de empresários do Tâmega e Sousa (TAMS) à Polónia em novembro. E, no caso particular da China, é fruto de um mapeamento prévio das Províncias de maior potencial para o território, o qual se tem traduzido num trabalho continuado assente em diversos encontros business to business no TAMS e numa visita de empresários ao país asiático – mais precisamente à Província de Shandong – no corrente mês”.
Com a presença de comitivas empenhadas na concretização de negócios na região, foi possível – através de diversas reuniões e visitas, agendadas de acordo com o perfil dos participantes - mostrar a realidade do tecido empresarial e o seu potencial de afirmação no mercado polaco e chinês. Paralelamente, esta iniciativa permitiu reforçar parcerias e a cooperação bilateral.
Recorde-se que o projeto tams/in tem vindo a envolver um conjunto de empresas num programa estruturado de intervenção, concretizando em 2016 quatro missões empresariais a mercados estratégicos (Colômbia, Moçambique, Polónia e China) e missões inversas destes países ao Tâmega e Sousa. Estas ações foram suportadas por ‘consultoria à medida’, ações promocionais e pelo lançamento de quatro estudos de apoio à Internacionalização: Doing Business ‘Haciendo Negocios en Colombia’; Doing Business – Moçambique; Doing Business ‘Robić interesy z Polska’ – Polónia; e, Doing Bisiness – China/Guizhou.