Externato de Vila Meã visita exposição de Teixeira de Pascoaes em Lisboa
- jornalvilamea
- 16 de fev. de 2017
- 1 min de leitura
No passado dia 8 de fevereiro, duas turmas do secundário do curso de Humanidades do Externato de Vila Meã acompanhadas por um elemento da Direção Pedagógica, o Prof. Carlos Macedo e três professores, foram recebidas na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, no âmbito da exposição dedicada ao escritor amarantino, Teixeira de Pascoaes (1877-1952), intitulada ‘‘Do Solar de Gatão ao Universo’’.

Aquando da abertura do evento, os alunos foram recebidos pelo Grupo Coral de Queluz que apresentou composições musicais inéditas a partir de poemas de Teixeira de Pascoaes, sob a direção do maestro Pedro Miguel.
Esta exposição, organizada pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e pela Cátedra de Estudos Insulares e Globalização da Universidade Aberta, pretendeu recriar a atmosfera familiar e de escrita de Pascoaes, num vasto conjunto de cartas de/e para o escritor, cartões postais, manuscritos, objetos pessoais, fotografias de família, entre outros.
É de relembrar que, fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Amarante e a Biblioteca Nacional de Portugal, esta exposição é o culminar de eventos que, em 2014, 2015 e 2017, evocam a figura de Teixeira de Pascoaes - Triénio Pascoalino.
Foi uma tarde marcante para todos os presentes, pois professores e alunos, para além de poderem desfrutar da exposição, apreciaram a belíssima Biblioteca Nacional, bem como os seus encantadores jardins.