Externato de Vila Meã: Aula lecionada no Mosteiro de Travanca
No passado dia 29 de março foi realizada uma aula no Mosteiro de Travanca, envolvendo cerca de trinta e dois alunos do 10º ano do Externato de Vila Meã. Tratou- se de uma aula com contornos de visita de estudo, no contexto de conteúdos ligados à arquitetura românica.
Esta aula, lecionada in loco pela professora Sílvia Araújo, no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, envolvendo igualmente o seu orientador, professor Alfredo Costa, procurou interligar a teoria à prática, a escola ao meio envolvente.
Alunos e professores dirigiram-se ao Mosteiro num autocarro disponibilizado pela Câmara Municipal de Amarante e numa carrinha do Externato de Vila Meã. A aula começou por volta das 9:30h, contando com a disponibilidade da D. Rosa, funcionária da escola Básica Acácio Lino, para a abertura do mosteiro. A sua extrema simpatia e generosidade (que demonstrou ao longo da visita) são outros aspetos a enaltecer.
Assim sendo, numa primeira fase, foi possível explicar alguns aspetos do projeto da Rota do Românico (aproveitando participações dos alunos) e fazer um enquadramento territorial e histórico do monumento.
Numa segunda fase, foram analisados elementos arquitetónicos do Mosteiro, com o cuidado e a atenção em explicar o significado de cada um deles.
Finalmente, foi analisada a arquitetura interior e cada um dos espaços da igreja. Ao longo de toda a atividade, os alunos mantiveram-se motivados e interessados pela análise ao Mosteiro e mostraram uma grande compreensão e valorização do Património local.
Em suma, pela perspetiva dos professores presentes e pela avaliação feita pelos alunos da aula, a mesma ter-se-à traduzido numa aprendizagem mais motivadora e significativa, contribuindo ao mesmo tempo para sensibilizar para a Educação Patrimonial e para a importância da História da região.