top of page

Delegação de Amarante da Associação Portuguesa de Deficientes promove workshop de Língua Gestual

Decorreu na Casa da Portela, no dia 8 de abril,, o workshop de Língua Gestual, promovido pela delegação de Amarante da APD - Associação Portuguesa de Deficientes. Esta actividade contou com a colaboração da Câmara Municipal de Amarante, representada pela vereadora, Dra Lucinda Fonseca, e foi dinamizada pela Associação de Surdos do Porto, através dos formadores Rui Batista e Armando Baltazar.

Esta iniciativa pretendeu, acima de tudo, relembrar que mais importante do que aprender uma língua, a gestual, é aprender e perceber o que é uma pessoa surda, as dificuldades diárias com que se confronta numa sociedade maioritariamente ouvinte e num mundo nem sempre acessível e inclusivo. Uma sociedade inclusiva deveria aceitar as diferenças da minoria e adaptar-se a essas diferenças criando condições para que todas possam viver com dignidade, igualdade e respeito. Esta vivência pela inclusão passa naturalmente pela importância do papel da comunicação, da língua gestual.

Na Constituição Portuguesa esta ainda se afigura como um instrumento, uma ferramenta de apoio. Mas a língua gestual, enquanto língua materna de uma comunidade de surdos, é uma língua natural que surge e se desenvolve naturalmente, como as línguas orais. Esta língua, com um vocabulário e gramática próprios, com uma estrutura forte e padronizada é produzida pela configuração das mãos, do corpo, das expressões faciais e a sua recepção visual, daí o “Olhar” para o surdo ser um órgão sensitivo fundamental, como se as palavras construídas pelas mãos fossem ouvidas pelos olhos.

Para além das aprendizagens e reflexões proporcionadas pelo workshop, este serviu também para quebrar alguns tabus tais como a definição do papel dos formadores no ensino desta língua ou a facilidade com que a comunidade ouvinte a pode aprender. Foram estes alguns dos temas tratados no workshop onde estiverem presentes à volta de trinta formandos.

Destaque ainda para o papel socialmente interventivo que APD tem assumido ao longo deste tempo através de várias iniciativas, nomeadamente o projeto "Tampinhas" que tem permitido obter fundos para aquisição de equipamento que facilita a vida de pessoas com necessidades especiais.

O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se a 15 de novembro. A comemoração deste dia originou-se dos esforços da Comissão Para o Reconhecimento e Protecção da Língua Gestual Portuguesa e Defesa dos Direitos Das Pessoas Surdas.


JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black
bottom of page