top of page

Painéis retabulares restaurados regressam ao Museu Municipal

Foram recentemente concluídos os trabalhos de restauro de dois painéis retabulares seiscentistas “Anunciação” e “Apresentação do Menino Jesus no Templo”. A intervenção foi executada por uma empresa especializada e entretanto as peças já estão de regresso ao Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC).

De acordo com o relatório que resultou do restauro, as pinturas apresentavam patologias associadas ao envelhecimento dos materiais constituintes, a intervenções passadas e às condições ambientais a que estiveram expostas. Na superfície ostentavam um material extremamente escuro que impedia a sua correta visualização, inclusivamente a composição.

Após a limpeza foi possível perceber que a camada pictórica se encontrava em ótimo estado de conservação, apenas com pequenas lacunas na rede de estalados naturais que acompanham o sentido dos veios da madeira. Em ambas as peças existiam marcas de queimadura pontuais, provavelmente pela proximidade com uma vela, dada a forma de “lágrima” da queimadura resultante. Nessas áreas a camada pictórica estava escurecida e com pequenas bolhas e a madeira tinha partes carbonizadas.

A intervenção realizada tornou visível, em ambas as peças, a qualidade das pinturas, provavelmente realizadas a técnica de óleo. Como referido no inventário do MMASC estas duas pinturas integrariam um conjunto de cinco, pertencentes a um retábulo designado “Vida da Virgem Maria”. Os restantes três painéis relativos à “Visitação”, “Adoração dos Magos” e “Adoração dos Pastores” encontram-se, de momento, desaparecidos, não tendo sido possível apurar a sua proveniência original.


JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black
bottom of page