Valter Vinagre expõe no MMASC
O fotógrafo Valter Vinagre vai mostrar no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), entre 27 de maio e 25 de junho, “Posto de Trabalho”, uma exposição de fotografias produzidas entre 2010 e 2013.
"As fotografias que apresento nesta série - Posto de trabalho - não mostram gente, mas é de gente que falam. Temos espaços e construções de aspeto efémero que abrigam e ocultam uma atividade laboral subterrânea", começa por referir Valter Vinagre.
O fotógrafo nascido em Anadia acrescenta que "através destas imagens procuro falar da prática de prostituição numa das suas vertentes - talvez a mais dura, perigosa e menos digna para as suas trabalhadoras e clientes. Falar da prostituição de berma de estrada implica refletir da sua dualidade público/privado".
Valter estudou fotografia no AR.CO (Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa) entre 1986 – 1989 e iniciou o seu percurso em finais dos anos 1980, realizando exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz coletivo.
De referir que "Posto de Trabalho", a exposição que agora inaugura em Amarante, conquistou o Prémio Autores 2016 da Sociedade Portuguesa de Autores, como o Melhor Trabalho de Fotografia.
"É público, porque se anuncia/mostra na berma de estrada. É privado, porque as suas práticas se fazem longe de olhares indiscretos, no recato da floresta, no interior de abrigos improvisados”, termina o autor.
"Posto de Trabalho" será inaugurada às 16h00 de 27 de maio.