‘‘Pelos trilhos do Românico … no Mosteiro de Travanca’’
No passado dia 16 de maio, cerca de 30 alunos do ensino secundário do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades do Externato de Vila Meã puderam experienciar uma verdadeira viagem no tempo, até aos primórdios da Idade Média.
A atividade em que participaram - ‘‘Pelos trilhos do Românico … no Mosteiro de Travanca’’ - consistiu numa visita guiada ao Mosteiro, promovida e dinamizada pela professora Sílvia Araújo, no âmbito da unidade curricular de Problemáticas Históricas do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. O evento começou pelas 10h00, com a deslocação de todos os participantes da escola até Travanca, num autocarro disponibilizado pela Câmara Municipal de Amarante.
Ao longo da visita guiada vários alunos colaboraram, encarnando, alguns deles, o papel de monges beneditinos (vestindo-se a preceito), dando ao evento um ambiente verdadeiramente místico, tão típico dos mosteiros medievais.
Para além dos alunos, o evento contou com a presença de outros convidados, nomeadamente a professora Doutora Claúdia Ribeiro (FLUP) e professores estagiários de História de outras escolas.
Os alunos puderam contar com o auxílio e atenção da D. Rosa, funcionária da escola Básica Acácio Lino, para a abertura da igreja, bem como da simpatia do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, José Babo, que facultou a ida aos claustros.
O evento terminou por volta das 12h00 nos claustros do Mosteiro, onde todos puderam deliciar-se com um lanche e com um fantástico convívio.