top of page

DECO - Costuma-se dizer que no poupar é que está o ganho!

Existem pequenos gestos que podem ajudar à poupança na fatura energética, e na redução dos encargos no orçamento familiar. Com o desenvolvimento das tecnologias, surgem novos equipamentos mais eficientes capazes de reduzir os gastos energéticos.

No entanto, é importante ter em atenção que ter equipamentos mais eficientes por si só não basta para poupar, até porque cada vez mais o número de eletrodomésticos que adquirimos aumenta e tendemos a não ter cuidados na sua manutenção.

Por exemplo uma box ligada em permanência pode consumir tanto ao final do ano quanto um frigorífico de classe A+. É importante ainda ter em atenção que os aparelhos que se encontram em stand-by, mesmo tendo consumos reduzidos estão a consumir. O mais adequado será desligar os mesmos da tomada, pois ao final de um ano poderá poupar cerca de 35 euros na fatura da eletricidade.

Adequar a temperatura de sistemas de refrigeração como o ar condicionado às necessidades reais, ter em atenção se a porta do frigorífico fecha devidamente e utilizar as máquinas de lavar na carga máxima, são também passos importantes para a poupança.

Ao substituir as lâmpadas de halogéneo pelas LED estamos a ganhar, pois, apesar de serem mais caras duram mais e consomem 4 vezes menos energia. Ao desligar desligar as luzes e aproveitar a luz natural também estamos a poupar.

A DECO esclarece estas e outras dicas em workshops informativos que podem ajudar as famílias a tornar gestos tão simples em grandes poupanças nas faturas da eletricidade. A agenda das sessões “Emagreça a sua fatura da energia” está disponível em www.decoforma.pt.

É no poupar que está o ganho.

Para pedidos de apoio dirija-se à Delegação Regional do Norte da DECO ou ao CIAC da Câmara Municipal de Amarante. A autarquia dispõe de um protocolo de colaboração com a DECO e presta apoio gratuito aos munícipes.


JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black
bottom of page