Turismo em Amarante promovido na Galiza
Entre os dias 8 e 10 de junho, Amarante apostou na promoção turística na Galiza, quer através da assinatura de um memorando de cooperação com entidades de Vigo, quer pela presença em duas feiras, uma em Silleda e outra em Ourense. Ambas dedicadas à promoção de produtos turísticos.
No dia 8 de junho, o Município de Amarante assinou um memorando de cooperação com Vigo, através da AHOSVI (Asociación de Hostelería de Vigo), contando com a presença do Ayuntamiento de Vigo, representado pela Vereadora de Turismo de Vigo, Ana Laura Iglesias González. À formalização do memorando que irá contribuir para a promoção turística bilateral, seguiu-se um momento de troca de experiências e contacto para exploração de oportunidades comerciais conjuntas, entre operadores turísticos locais e os operadores de Vigo que integravam a comitiva recebida.
A assinatura deste memorando reforça as relações de Amarante com a Galiza, e a forma como as regiões pretendem dar-se a conhecer no mercado do turismo internacional.
Nos dias 8 e 9 de junho, em Silleda, o Município de Amarante esteve presente na Feira Internacional de Galiza ABANCA, feira multissetorial com a maior área de exposições da Península Ibérica. Amarante marcou presença com o objetivo de promover o território e os produtos das empresas do setor do turismo, reunindo com 14 operadores turísticos internacionais de mercados como o Canadá, Estados Unidos da América e Espanha.
Nos dias 9 e 10 de junho, Amarante juntou-se ao Consulado de Portugal em Vigo, e em parceria com a Dólmen marcou presença nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorreram em Ourense. Amarante promoveu os doces conventuais de Amarante e o Vinho Verde, enquanto produtos endógenos do Município e a experiência turística.
A Galiza, enquanto região geográfica e culturalmente mais próxima de Portugal e com uma população perto dos 3 milhões de habitantes, traduz-se num enorme potencial turístico. A segunda nacionalidade com mais expressão entre os turistas que visitam Amarante é a espanhola, só ultrapassada pela portuguesa.
Neste sentido, o Município de Amarante pretende continuar a investir na relação de proximidade com diferentes cidades da Galiza. Este trabalho de cooperação e promoção turística tem sido desenvolvido pela Câmara Municipal de Amarante, através da InvestAmarante.