top of page

Liliana Ribeiro: diretora executiva da IRIS assume funções a 1 de julho

A poucos dias de assumir funções como diretora executiva da IRIS - Incubadora Regional de Inovação Social, Liliana Ribeiro, psicóloga, de formação, fala-nos sobre si e sobre o percurso até chegar à IRIS.

“Sempre me senti fascinada pelas relações humanas e pelo desenvolvimento pessoal pelo que a Psicologia inicialmente acabou por ser uma escolha implícita e espontânea. Depois da licenciatura, rumei a Itália para realizar um Estágio Profissional no âmbito do Programa Leonardo da Vinci, uma experiência desafiante que me possibilitou grande crescimento profissional, contactando com uma nova realidade ligada a projetos sociais internacionais”. Depois dessa experiência, acabou por ficar ligada à área do emprego e formação profissional durante um ano, tempo ao qual se seguiu mais de uma década de intervenção em contexto comunitário. “Foi durante a minha intervenção em contexto comunitário que fui aumentando os meus conhecimentos e experiência ao nível da gestão de projetos sociais e empreendedorismo, quer através da criação e implementação de projetos, quer no apoio à formação e mentoria de empreendedores sociais”, avança.

Neste momento surgiu a oportunidade de colocar o conhecimento e a experiência ao serviço de uma comunidade “tão dinâmica e com tanta motivação para o desenvolvimento positivo como é a de Amarante! E nada melhor do que a Incubadora Regional de Inovação Social para o fazer”, assegura, enquanto descreve como avalia a IRIS: “trata-se de um projeto piloto em termos europeus do Instituto do Banco Europeu de Investimento, juntamente com a PortusPark, e em parceria com a Câmara Municipal de Amarante, com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, e com o Instituto Empresarial do Tâmega. Tem como objetivo alavancar a promoção do

desenvolvimento regional através da inovação social. Apresenta-se como uma plataforma de apoio ao desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social, que possam criar um impacto positivo sobre os principais desafios associados ao desenvolvimento regional. Podem encontrar-nos no Instituto Empresarial do Tâmega”. Recorde-se que a cerimónia de apresentação da IRIS foi a 19 de abril. A partir de Amarante, a IRIS pretende chegar ao país e à Europa.

“Considero que a IRIS será um motor de desenvolvimento regional muito importante, podendo afirmar-se quer na sensibilização para o empreendedorismo social, quer no apoio à concretização de projetos que trarão um impacto positivo para a região”.

Numa abordagem sobre as expectativas que tem para a IRIS menciona que é objetivo da Incubadora reunir as “melhores sinergias, nacionais e internacionais, para a criação das condições de excelência para que o impacto social aconteça, a partir de Amarante”.

Presentemente estão abertas as inscrições para o Impact Bootcamp (terminam a 3 de julho). Trata-se de uma formação executiva de nível internacional durante 7 dias, em colaboração com a Católica Lisbon School of Business & Economics, promovido pelo EIB Institute sobre o tema do crescimento e financiamento das inovações sociais. Os projetos ficarão ainda a fazer parte da rede de apoio do EIB Institute – Social Innovation Tournament. O Impact Bootcamp decorre ente os dias 17 e 24 de novembro, em Amarante na IRIS - Incubadora Regional de Inovação Social, e em Lisboa no campus da Católica, do qual farão parte os projetos finalistas do Social Innovation Tournament e os melhores candidatos em resposta a esta comunicação.


JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black
bottom of page