top of page

Adalberto Teixeira - Mancelos - Partido Socialista

Nome: Adalberto Teixeira Naturalidade: Mancelos

Profissão: Coordenador

Por que razão decidiu avançar com a candidatura à presidência da Junta de Freguesia? Aceitei o desafio por acreditar que Mancelos e as pessoas merecem mais, porque eu também quero mais para Mancelos. A nossa freguesia precisa de mais dedicação, desenvolvimento e proximidade. Só com uma política próxima das pessoas e transparente é que podemos responder às necessidades.

Que tipo de contributo poderá dar à freguesia como presidente? Melhorar a qualidade de vida das pessoas e responder às suas necessidades. Independentemente das ideologias partidárias, podem contar comigo para defender o superior interesse na nossa Freguesia e o seu desenvolvimento para servir melhor o interesse da população.

Se for eleito que projetos pensa desenvolver? Comemorar o centenário da morte de Amadeo de Souza-Cardoso, durante o ano de 2018, com concurso de pintura, fotografia e escrita, cujo o tema será Amadeo, a sua obra e/ou a Freguesia de Mancelos que posteriormente será bienal. Temos que aproveitar o facto de o nascimento e o local onde foram depositados os seus restos mortais serem nesta Freguesia.

Criação de uma ludoteca local onde existam livros, discos e jogos que possam ser utilizados pelos seus frequentadores, principalmente crianças.

Articular com a Câmara a compra da quinta Mosteiro/Convento, promessa feita pelo atual executivo nas duas últimas campanhas eleitorais e nada de fez, tudo continua ao abandono, o local que deveria ser o centro cultural, o centro de lazer e de convívio da Freguesia. Com a aquisição resolvia-se alguns dos problemas: sobrelotação do cemitério, muito por culpa do executivo que vende sepulturas “à la carte”, existindo 50 vazias mas que já têm dono e, para colmatar a falta das mesmas, deitou uma parede do cemitério a baixo sem dar conhecimento ao IGESPAR. No seu local construíram 10 sepulturas, obra feita pelo construtor “amigo” da Junta, que por acaso vai ter o filho como número 2 na lista do executivo. Serviria, também, para fazer parque de estacionamento, fechando o acesso automóvel ao Adro para que as entidades competentes possam fazer o arranjo necessário, e muito mais se pode fazer.

Na área do turismo, entre outras iniciativas, iremos criar roteiros pedestres, como por exemplo a Rota das 5 Capelas. Começando na Gateira, passar por Pidre, Manhufe, Padrão e acabar na Capela da Costa, com as devidas sinalizações e referências.

Na educação o que destaco é o ATL gratuito para todas as crianças da Freguesia e horário alargado até às 19h00, durante período letivo. Podem questionar onde se vai buscar dinheiro, basta não se colocarem paralelos em terrenos particulares e de amigos que logo se arranja dinheiro. Podem não acreditar, mas são muitos os casos.

Na parte social iremos fazer um protocolo com um Centro Social para apoio e aconselhamento, quer a pessoas de terceira idade, quer a pessoas carenciadas. Também existirá um Gabinete de Apoio ao Cidadão na sede da Junta, tendo para o efeito um colaborador diário.

Durante os meses que antecederam o verão, iremos promover contactos com os bombeiros e proteção civil, no sentido de haver uma efetiva prevenção no que diz respeito à limpeza dos caminhos florestais e à verificação das bocas de incêndio para não acontecer, como já aconeceu, elas estarem bloqueadas quando eram necessárias. Assim como iremos prestar apoio aos bombeiros sempre que estejam a prestar serviço na freguesia (alimentos ou água).

Iremos fazer o levantamento do número de animais abandonados para, em conjunto com as entidades competentes, encontrar soluções adequadas.

Nas infraestruturas a prioridade é a construção da casa mortuária, junto ao cemitério de Manhufe/Pidre, obra já prometida pelo executivo mas, por falta de vontade, ainda não foi feita. Digo falta de vontade porque o terreno foi doado há anos e o executivo ainda não registou. Para cúmulo esta é uma obra que não ficaria cara porque não faltaria quem colaborasse com a mesma. Portanto, meus caros camaradas em ano de eleições - início de obras - não se iludam!


JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black
bottom of page