Iva Meireles - Freixo de Cima e de Baixo - Afirmar Freixo de Cima e de Baixo
Nome: Iva Carla Martins Meireles
Naturalidade: Amarante
Profissão: Animadora Sociocultural
Por que razão decidiu avançar com a candidatura à presidência da Junta de Freguesia?
Após o convite endereçado pela “Coligação Afirmar Amarante” para me candidatar à Assembleia de Freguesia de Freixo de Cima e de Baixo, aceitei, sem hesitar, porque acredito que é possível reverter o rumo da Nossa freguesia, para muito melhor e diferente. Esta é a terra que me viu nascer, crescer e é onde eu vivo. Quero o melhor para a minha terra e para quem lá vive, e é por isso que eu e a minha equipa lutaremos por elas, por eles, por nós.
Esta não é a minha candidatura, é a candidatura de todos os elementos da minha equipa, mas sobretudo das pessoas que vivem na Nossa Freguesia.
Que tipo de contributo poderá dar à freguesia como presidente?
A nossa candidatura assenta em vários pilares como a Ação Social, a Cultura, o Desporto e o Emprego, abrangendo todas as faixas etárias e estratos sociais.
Tanto eu como a minha equipa queremos contribuir para o desenvolvimento da Freguesia, assim como dar-lhe outro dinamismo. Pretendemos que a Freguesia seja um local onde as pessoas se sintam bem, se identifiquem com ela, seja o local onde querem viver e onde possam ter uma melhor qualidade de vida.
Se for eleita que projetos pensa desenvolver?
Desenhamos vários projetos a pensar em toda a população da nossa freguesia desde os mais novos, aos mais velhos, projetos que visam a melhoria da qualidade de vida dos nossos habitantes.
Alguns projetos que delineamos e que julgamos serem de primeira ordem, vistos pela nossa equipa como sendo os nossos pilares: retomar um projeto já antigo na área social, com a alteração da Comissão Social de Freguesia “Portas do Concelho” para Associação, tornando a sua atividade mais abrangente. Ainda que se encontre, atualmente, em fase de menor dinamismo, esta entidade existe na Freguesia desde 2005 e apesar desta crescente apatia, permitiu, em tempos, a possibilidade de a população participar nas várias iniciativas e proporcionou-lhes melhores condições de vida, uma vez que promoveu muitos serviços de proximidade, nomeadamente relacionados com questões sociais, mas não só. Queremos retomar este projeto, mas também conferir-lhe mais credibilidade.
Depois desta primeira etapa pretendemos criar mais valências como por exemplo um Centro de Convívio e uma Creche.
Um segundo projeto é o incentivo à natalidade, uma vez que pretendemos criar medidas que apoiem os pais nos primeiros tempos de vida dos seus filhos, fixando gente na Nossa Freguesia.
Projetamos também a criação de um parque infantil para as nossas crianças possam brincar em segurança. Este foi, aliás, um ponto muito solicitado, aquando dos nossos primeiros contatos com a população da Freguesia.
Uma das preocupações do nosso povo e da minha equipa recai na questão da recolha do lixo, problema que exige uma solução urgente e para a qual contamos com a colaboração do executivo municipal.
Estes são alguns dos nossos projetos que queremos e lutaremos para os implementar, estamos com DISPONIBILIDADE E DEDICAÇÃO para com as cidadãs e os cidadãos da nossa Freguesia.