José Lemos - Figueiró Santiago e Sta Cristina - Partido Socialista
Nome: José Manuel de Lemos Naturalidade: Figueiró (Santiago) - Amarante Profissão: Engenheiro Civil
Por que razão decidiu avançar com a candidatura à presidência da Junta de Freguesia? Em primeiro lugar para dar o meu contributo como cidadão à terra que me viu nascer e crescer, e por achar que as autarquias locais e nomeadamente as freguesias podem e devem ser dinamizadoras de politicas que vão muito para além das edificações e vias de comunicação, que verifico ser predominante ao nível das freguesias, fruto de politicas desadequadas e políticos sem visão, resultantes de muitos anos “agarrados” ao poder, cuja “cegueira” não lhes permite ver outras dimensões e necessidades das populações.
Que tipo de contributo poderá dar à freguesia como presidente? Os políticos atuais e mais particularmente aqueles que se encontram no poder há muitos mandatos, pautam a sua atuação e julgam que o investimento material (a realização física) é a única forma de desenvolver uma freguesia. Tal idealismo, faz com que em vésperas dos atos eleitorais assistamos a um ritmo desenfreado de execução de obra (algumas por vezes sem qualquer utilidade), num desrespeito total por tudo e por todos. Esta visão estreita não lhes permite ver outras vertentes do desenvolvimento, que claro está, passam pela valorização das pessoas em todas as fases da sua vida, não desenvolvendo e/ou apoiando programas/ações capazes de dinamizar a comunidade, quer esta se encontre na fase de aprendizagem/formação, em contexto ativo, ou numa fase mais avançada da vida na aposentação. Neste sentido o meu grande contributo para a freguesia passa por valorizar as pessoas, apoiando e dinamizando politicas de ação social por forma a usufruir de todo o potencial humano existente na mesma.
Se for eleito, que projetos pensa desenvolver? De acordo com as necessidades reais da freguesia, os projetos a desenvolver, versarão âmbitos diversos, na perspetiva da sua utilidade para a comunidade, e assentarão sobretudo nos seguintes grandes temas: Educação, Cultura e Desporto - Criação de um Centro de Estudos - Construção de um Polidesportivo e Circuito de Manutenção - Apoiar o Associativismo - Criação dos Fóruns da Juventude; Sénior e das Associações/Instituições de Utilidade Pública Ação Social e Saúde - Criação um Gabinete/Serviço de Informação e Apoio ao Cidadão - Apoiar a construção de um Lar/Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário existente - Melhoria das condições do Centro de Saúde atual Ambiente e Qualidade de Vida - Construção de Parque de Lazer na Quinta da Igreja e revitalização dos espaços verdes existentes - Criação da “Bolsa de Voluntariado” ou Bolsa de Tempo Acessibilidades - Melhoramento e Infraestruturação da Avenida da Lagarteira - Repavimentação/reabilitação da Rua da Imaculada Conceição - Conclusão do alargamento/beneficiação da Rua das Searas e execução do acesso à EB1 da Lama - Reforçar e melhorar a rede de iluminação pública - Melhorar a sinalização e infraestruturas dos arruamentos existentes Edificações e Estruturas de Apoio - Construção da Casa Mortuária de Figueiró (Santiago) por adaptação das atuais instalações da Junta de Freguesia - Melhoramento e alargamento do Cemitério de Figueiró (Santiago)