top of page

Lino Macedo - Vila Meã - Partido Socialista

Nome: Lino Manuel dos Santos Macedo

Naturalidade: Vila Meã

Profissão: Bancário

Por que razão decidiu avançar com a candidatura à presidência da Junta de Freguesia?

A candidatura do partido Socialista à Junta de Freguesia de Vila Meã é o corolário de um percurso já longo e natural. Ou seja, tenho já um manancial de experiência acumulado como presidente da JF de Ataíde e agora como Presidente da JF de Vila Meã, que tem sido muito gratificante e encorajador para ir de novo a votos e colocar-me perante os vilameanenses .

Estou neste processo como sempre estive: com humildade mas também com sentido de dever cumprido e de cabeça levantada para assumir novamente este desafio eleitoral!

Este último mandato foi muito difícil de gerir, por força de circunstâncias várias que a seu tempo serão do conhecimento público, mas perante a obra feita e pelo facto de poder continuar a contar com companheiros competentes e imbuídos do mesmo espirito de equipa, de missão e de serviço público, é com redobrada confiança que aceitei o convite do Partido Socialista a encabeçar a lista do partido à JF de Vila Meã.

Que tipo de contributo poderá dar à freguesia como presidente?

O facto de já estar nestas “andanças” há muito tempo, permite-me enfrentar este desafio com a confiança necessária de que o eleitorado já me conhece bem!

Os vilameanenses sabem quem sou, sabem o que faço e o que podem esperar de mim e da equipa que me acompanha.

Se há uma marca d’água que me define e define a minha equipa é a proximidade! Estou certo de que esta qualidade é aquela que permite todas as demais!

Os eleitores sabem que connosco não há surpresas, sabem que estamos disponíveis e só não resolvemos os seus problemas se não pudermos.

Sabem ainda que estamos ao lado do movimento associativo e que apoiamos as suas iniciativas, que não prometemos obras megalómanas mas que realizamos aquelas que são de facto importantes para os cidadãos, que não estamos preocupados em investir em função dos dividendos eleitorais, mas sim onde esses investimentos são realmente necessários.

Por último, os vilameanenses sabem que somos sérios, honestos, empenhados na causa pública e que nunca hesitaremos em defender Vila Meã e os seus interesses perante a deriva colonialista que parece querer pairar por estes lados.

Se for eleito, que projetos pensa desenvolver?

Estamos a ultimar o nosso manifesto eleitoral, mas posso adiantar, desde já, algumas das nossas propostas para o próximo mandato.

Contudo, seria importante esclarecer os cidadãos daquelas que são as competências e a verdadeira capacidade financeira da freguesia, pois ao contrário do que se possa pensar, o orçamento da Junta é, hoje, inferior ao somatório das antigas três juntas, fruto da diminuição do Fundo de Financiamento das Freguesias e das transferências da CM de Amarante através dos protocolos para obras que anteriormente eram realizados entre todas as juntas e o município.

A título informativo, posso referir que o orçamento da junta ronda os 220.000€ anuais, sendo que cerca de 60% deste valor é gasto em despesas correntes (salários, combustível, água, luz, materiais, etc.), logo, não será difícil perceber se as propostas apresentadas pelos diversos partidos são ou não demagógicas ou exequíveis.

Assim, as nossas principais propostas refletem a nossa vontade enquanto autarcas de freguesia, ou seja, aquelas que pretendemos fazer por meios próprios, mas também aquelas que só serão possíveis mediante apoio dos órgãos do município, sendo que neste caso, pugnaremos veementemente junto dos seus responsáveis para que as mesmas sejam uma realidade, como é o caso da requalificação do Largo da Feira em Ataíde, em que tivemos a ideia, fizemos o projeto, oferecemo-lo à Câmara e convencemos esta autarquia a fazer a obra. É assim que deve ser!

Feito este esclarecimento, algumas das nossas propostas são as seguintes:

- Construção de um Pavilhão Desportivo;

- Construção de um parque de manutenção (parque da Vila), com aparelhos elípticos para a prática desportiva ao ar livre;

- Construção de um Corredor Ecológico entre a Ponte de Pedra e o Parque de Lazer do Odres;

- Pavimentação e colocação de passeios na Rua Nova de Balanceiros;

- Alargamento da Rua do Arrabalde até ao Largo da Feira;

- Arranjo cemitério de Real (já temos projeto para a sua remodelação).

- Adaptação do R/C do Edifico da Junta em Real para uma Loja/Plataforma Solidária

- Criação de um Fundo de Emergência Social;

- Colaboração com o Canil Municipal para a recolha de animais vadios


JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black
bottom of page