Carlos Gonçalves - Câmara Municipal de Amarante - Coligação Democrática Unitária
Nome: Carlos Gonçalves
Naturalidade: Amarante Profissão: Artesão
Por que razão decidiu avançar com a candidatura à presidência da Câmara Municipal de Amarante? Nós somos uma força de política ímpar, somos uma força política que toda a gente co-nhece, patriótica e de esquerda. Se as pessoas sentissem tanto como nós sentimos, esta grande alegria de abraçar este grande projeto que é a CDU, de certeza que se sentiam mais felizes por apostarem e acreditarem na CDU. Nestas eleições temos muitos independentes nas nossas listas, o que é uma alegria extraordinária, porque não são só Comunistas, há muita gente que não tem nada a ver com o partido, mas que abraça este grande projeto.
Que tipo de contributo poderá dar ao município como autarca? Enquanto autarca, o grande compromisso que posso assumir com os amarantinos é este: estou aqui para servir o meu povo, a minha terra, a minha região… Espero que o povo de Amarante me dê a oportunidade de poder ser autarca e ajudar Amarante a ser projetada no futuro, a sair dos seus meandros, a ter uma afirmação no país e no mundo, como uma terra lindíssima que é.
Se for eleito, que projectos pensa desenvolver em Vila Meã? Os projetos que temos previstos para Vila Meã são os seguintes: lutar por escola pública, tendo em consideração a dimensão de Vila Meã penso que é essencial, sabemos da existência de escola privada e deve continuar a existir; outra questão é a estação de caminhos-de-ferro de Vila Meã que tem de ser uma estação com mais dimensão e afirmação e não um apeadeiro; outra questão é a privatização dos CTT, eu acho que com esta privatização o povo de Vila Meã não ganhou nada com o desvio das instalações, por isso nós iremos lutar para que as instalações voltem para o centro; outra questão é a natureza, Vila Meã tem o Rio Odres (é o seu ex-líbris) e nós defendemos a despoluição do Rio, queremos torná-lo mais limpo e saudável; outro ponto fundamental é o divórcio que existe entre Amarante e Vila Meã, para solucionar eu defendo a construção de uma via rápida que ligue estes dois centros urbanos; defendo, também, a construção de um gimnodesportivo, é uma aspiração do povo de Vila Meã..
Em relação à atividade económico-social que políticas pretende aplicar para a fixação de empresas e pessoas? Tudo passa por termos uma ligação estreita com as associações existentes, sendo o dever da Autarquia reunir com as mesmas no sentido de saber captar e, conjuntamente, elaborar um trabalho para fixar mais jovens e empresas nesta região. Aqui em Vila Meã temos a Associação Empresarial de Vila Meã. Num laço estreito entre a AEVM e a própria Autarquia certamente que encontramos soluções, projetos e eventos que possam permitir projetar Vila Meã e Amarante no futuro.