top of page

Amarante recebe o III Congresso do Bombo a 24, 25 e 26 de novembro

  • Foto do escritor: jornalvilamea
    jornalvilamea
  • 9 de nov. de 2017
  • 1 min de leitura

Amarante recebe a 24, 25 e 26 de novembro, na Casa das Artes, o III Congresso do Bombo. Trata-se de um evento que tem como objetivo unir entidades, artistas e indivíduos ligados à percussão tradicional, bem como proporcionar a troca de ideias e de discussão da evolução desta arte. A organização é da Câmara Municipal e do Tocá Rufar.

Este congresso contará com a presença de especialistas, estudiosos e investigadores da percussão tradicional, realizando-se também workshops, um espetáculo musical e uma arruada de grupos de bombos. De acordo com Maria Ceia, Diretora Artística e Pedagógica do Tocá Rufar, “os Congressos do Bombo pretendem marcar um ponto de viragem no movimento das orquestras de percussão tradicional portuguesa, assente em três determinações fundamentais: a primeira consiste na canalização do saber e das competências associados ao bombo português e à sua prática e viabilizar a sua difusão; a segunda, em reafirmar os bombos tradicionais enquanto génese e razão daquele movimento, impondo, de alguma forma, a enunciação dos elementos fundamentais do seu património e a sua preservação; e, por fim, em reconsiderar o seu futuro artístico-cultural, educativo e económico”. As inscrições para o III Congresso do Bombo são gratuitas e devem ser realizadas em http://www.bombo.pt/pt/inscricoes. Mais informações sobre o evento e respetivo programa disponíveis em www.bombo.pt. Está ainda a ser preparada uma candidatura da prática dos Bombos à Lista Representativa do Património Cultural da Humanidade (UNESCO – Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial), que deverá ser apresentada após o IV Congresso, que se realizará em 2018.


JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black

O Jornal de Vila Meã é um jornal mensal, de âmbito regional, que dá um especial relevo às actividades empresariais, económicas, culturais e educacionais que contribuem para o desenvolvimento da região em que se insere.
Foi fundado em 1999 e o seu primeiro diretor foi Joaquim Queiroz.

JVM - Jornal de Vila Meã
Contactos:

Tlf: 255 735 050

Urbanização da Cruz, Lote 14, Loja 3 Real,

4605-359 Vila Meã

JVM - Jornal de Vila Meã 2016

bottom of page