CIAC de Amarante promoveu literacia financeira
"Quem Sabe o Quê?" – foi o nome do concurso que encerrou as atividades levadas a cabo pelo Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) do Município de Amarante, no âmbito da "Semana da Formação Financeira".
Trata-se de um projeto desenhado pelo Banco de Portugal, pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Esta iniciativa teve lugar na sede do Sport Clube Salvadorense, na freguesia de Salvador do Monte, e terminou com o concurso "Quem Sabe o Quê?" dirigido aos seniores do concelho de Amarante. As Instituições participantes foram: Casa do Povo de Telões, Associação o Bem – Estar, Cercimarante ERP e Casa da Boavista. A Casa da Boavista foi a equipa vencedora. Em segundo lugar ficou a Casa do Povo de Telões, em terceiro a ERPI da Cercimarante e em quarto lugar a Associação o Bem – Estar. Assistiram ao evento os alunos e professoras do Jardim de infância Carvalha e Escola Básica de Salvador do Monte. O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, enalteceu a importância desta iniciativa que “visa promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, pois todos sentimos a necessidade de gerir de forma mais rigorosa o nosso dinheiro, e nada melhor do que refletirmos sobre este tema.” Participaram na iniciativa a Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão - Presidente da Comissão de Coordenação e representante do Banco de Portugal, Maria Igreja - Representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Rui Fidalgo - Representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Fernando Freire de Sousa - Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte e Alírio da Costa - Primeiro Secretário Executivo da CIM do Tâmega e Sousa.
Ações de informação e sensibilização em várias instituições do concelho de Amarante; divulgação de informação através dos meios de comunicação e concurso de perguntas e respostas, foram algumas das iniciativas promovidas pelo Município desde 23 de outubro até 3 de novembro.