top of page

A Casa do João – Revista de Literatura Infantil e Juvenil

O Centro Cultural de Amarante e o Centro UNESCO de Amarante são parceiros institucionais da revista "A Casa do João", do Escritor João Manuel Ribeiro, uma publicação dedicada exclusivamente à literatura Infantojuvenil.

Sejam bem-vindos à Casa do João!

“O que queremos é promover este projeto inovador e pioneiro em Portugal. A Casa do João é a única revista de literatura infantojuvenil e é grátis”

Poeta, escritor e investigador, João Manuel Ribeiro celebra 10 anos de carreira e é o diretor d’A Casa do João - uma revista que espera chegar “de uma forma comprometida, mas alegre e despojada, ao coração e à inteligência de muitos educadores, professores, pais e, sobretudo, crianças".

A escrita de João Manuel Ribeiro é maioritariamente dedicada aos mais novos, mas a sensibilidade que deposita no que escreve deve ser sentida por pequenos e graúdos.

Nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1968. É Doutor em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com dissertação sobre «A Poesia na Escola – Resposta ao texto poético e organização do ensino». Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela mesma Faculdade, com dissertação sobre «A Poesia no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Das Orientações Curriculares às decisões docente». Master em libros y literatura infantil y juvenil, pela Universitat Autònoma de Barcelona. Mestre em Teologia, pela Universidade Católica do Porto, com dissertação sobre «A evolução espiritual de Antero de Quental – Um itinerário da modernidade em Portugal». Licenciado em Teologia pela mesma Universidade. Formador de professores; formador de formadores e ainda formador da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas. João Manuel Ribeiro é sócio da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

João Manuel Ribeiro está a celebrar, em 2018, 10 anos dedicados aos livros e sabemos que muito recentemente lançou a revista A Casa do João. Apresente-nos esta Casa.

A Casa do João é plural, democrática e independente, de caráter informativo e abrangente – assim se apresenta esta Revista de Literatura Infantil e Juvenil, uma publicação que se espera esclarecedora e atrativa no contacto com o público. Editada pela Tropelias & Companhia – Associação Cultural, em parceria com o Centro Cultural de Amarante e o Centro Unesco de Amarante. De periocidade trimestral, de informação geral, especializada, informativa e didática, dirige-se a crianças, pais, educadores e professores. Respeitando os princípios consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança, rege-se por critérios de rigor e criatividade editorial, sem qualquer sujeição de ordem ideológica e política. Aborda temáticas diversificadas, aposta numa forte componente gráfica e visual, já que está também disponível em formato online, e oferece jogos didáticos e passatempos.

“A Casa do João – Revista de Literatura Infantil e Juvenil” nasce com o primordial objetivo de contribuir para a formação de cidadãos informados, conscientes e participativos. Estimular a leitura e fomentar o gosto pelos livros no público infantil é uma das grandes missões que norteiam a direção do projeto. As normas éticas e deontológicas do jornalismo são escrupulosamente seguidas. Mas mais que isso, deixe-me dizer-lhe que a Casa do João é o concretizar de um sonho meu!

O N.º1 d’A Casa do João foi lançado a 28 de outubro de 2017 mas o N.º2 acaba de ser publicado. Vamos folhear a revista?

No N.º 2 de A Casa do João – Revista de Literatura Infantil e Juvenil entrevistámos um dos escritores da (dita) nova geração, Pedro Seromenho, e o ilustrador, que com ele colaborou no livro O Palhaço Avaria, Sebastião Peixoto.

Depois, falamos de poesia e música ou de música e literatura, sendo que quando nos referimos à música e à literatura falamos do mais primitivo instrumento musical - a voz humana. E porque de música falamos, voltamos a Amarante, a mais recente localidade portuguesa a integrar o grupo de Cidades Criativas da Música, da rede UNESCO. Foi com muito gosto que contamos com o contributo do Vereador André Costa Magalhães que aceitou o nosso convite e escreveu um artigo sobre a Cidade da Música. E é também em Amarante que se desenvolve um projeto pioneiro, chamado “EducArte” que leva Educação Artística aos mais novos. Mas nesta revista, temos ainda espaço para nos deliciarmos com as melódicas palavras do diretor da Antena2, João Almeida, e de Mário João Alves, que concilia a arte de cantor lírico com a de bom escritor de LIJ, passando pelo “Zéthoven”, projeto que permite o primeiro contacto com o mundo da música, a crianças, de todo o país e sem esquecer o premiado projeto da Biblioteca Municipal de Ílhavo, “Ao som das histórias”.

Seguem-se as secções habituais: o «lemos, gostámos…recomendámos», as «Dicas de Escrita», «a Palavra é tua», a proposta de passatempo para o trimestre e sopa de letras e desenhos, bem como algumas notícias…

Podem ver a revista e ou descarregar o pdf em http://joaomanuelribeiro.pt/revista/

Estamos apenas no N.º2 da revista mas tanto quanto sei, o número inaugural revelou-se um verdadeiro sucesso e esgotou!

A Casa do João viajou até às ilhas, Brasil, Bélgica, Alemanha…

Pó-pó-pó, tiroliroliroló é a mais recente obra que João Manuel Ribeiro faz chegar ao público. Numa associação perfeita entre texto, música e ilustração, “Pó-pó-pó, tiroliroliroló” mostra como a poesia e a música são inseparáveis. João Manuel Ribeiro conta com perto de 50 obras no mercado e alguns desses livros, mais de 10, são recomendados pelo PNL – Plano Nacional de Leitura. O autor tem já quatro livros publicados na Colômbia, em Espanha, Itália e em breve, na Eslovénia.


JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black
bottom of page