Semana da Proteção Civil nos Bombeiros Voluntários de Vila Meã
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã realizou, entre os dias 5 e 10 de março, um conjunto de ações no âmbito da proteção civil.
O quartel recebeu, ao longo de toda a semana, alunos das escolas da área de intervenção própria e, no sábado, esteve aberto para a comunidade em geral, envolvendo cerca de 1200 pessoas.
Ao longo da semana decorreram várias atividades, nomeadamente, visualização de vídeos, visita guiada ao quartel exibindo os veículos e o equipamento dos bombeiros, demonstração de alguns procedimentos a adotar na prevenção de acidentes, de forma a reforçar a informação das medidas e os procedimentos que garantam a segurança e a responsabilidade cívica da população.
Das várias atividades, destaca-se um simulador de capotamento e uma pista de prevenção rodoviária para crianças.
Segundo o Comandante da Corporação, estas ações de sensibilização e de prevenção, “são de extrema importância. A nossa missão é proteger as pessoas e os seus bens. Estamos a prevenir e a chamar a atenção para aquilo que devem fazer, em caso de necessidade”.
A Associação Humanitária contou, ao longo desta semana, com o apoio de outras instituições como da Câmara Municipal de Amarante, da Proteção Civil Municipal de Amarante, da ANPC, da Cruz Vermelha de Amarante e da GNR.
Ricardo Vieira, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã, afirmou que estas iniciativas são importantes e esta semana teve como objetivo aproximar a população dos bombeiros, sensibilizar os mais jovens para a importância do voluntariado e sensibilizar a população no geral para a responsabilidade social na área da proteção de bens e pessoas.