CHTS realiza encontro para assinalar Dia Mundial da Pessoa com Esclerose Múltipla
Na próxima quarta-feira, 30 de maio, assinala-se o Dia Mundial do Doente com Esclerose Múltipla (EM). No Hospital Padre Américo, em Penafiel, será realizado um encontro que vai juntar profissionais de saúde, doentes e familiares/cuidadores.
O II Encontro do CHTS - Dia Mundial da Pessoa com EM, organizado pelo Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), tem início marcado para as 09h15.
“Aspetos Psicológicos da pessoa com EM” é o tema desta reunião que contará com a presença de Jorge Ascenção, psicólogo da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM). “O diagnóstico”, “Ser ou estar doente” e “A dinâmica familiar” vão ser os tópicos abordados.
Haverá também espaço para “Perguntas e Respostas”, onde os doentes e familiares vão poder esclarecer as dúvidas frequentes do dia-a-dia.
Sobre a Esclerose Múltipla (EM)
A EM é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central. É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e afeta com maior incidência nas mulheres do que os homens.
Esta patologia é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afetada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico.
Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2,5 milhões de pessoas com EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal mais de 8 mil (Gisela Kobelt, 2009).