MIMO Festival Amarante regressa em julho à cidade
Amarante é palco da terceira edição do MIMO Festival que, de 20 a 22 de Julho, oferece 53 atividades entre música, cinema, programa educativo e infantil, fórum de ideias, roteiro cultural, chuva de poesia e uma exposição inédita de Amadeo de Souza-Cardoso.
Totalmente gratuito – o MIMO é uma oportunidade única para conhecer alguns dos mais relevantes artistas que se apresentam pela primeira vez em Portugal, como é o caso de Matthew Whitaker Trio, do super-grupo Hudson com Jack DeJohnette, John Medeski e Scott Colley, Shai Maestro Trio, Baiana System e Almério. Mas também rever grandes artistas e grupos como Goran Bregovic Wedding and Funeral Band, Otto, Timbila Muzimba, Dona Onete, Noura Mint Seymali, Rui Veloso, Dead Combo, Bruno Pernadas e Marta Pereira da Costa. Revelar o que de melhor se faz na música na actualidade é uma das premissas do MIMO Festival, que, desde a sua génese, há 15 anos no Brasil, tem como missão dar palco aos novos projectos, mas também homenagear os que contribuíram para o que a música é hoje. O público do MIMO contacta com representantes de diferentes géneros musicais e culturas, num festival inclusivo e que privilegia a diversidade. Durante três dias, Amarante recebe artistas de 16 nacionalidades em sete espaços: Parque Ribeirinho, Museu Amadeo Souza-Cardoso, Igreja de São Gonçalo, Cinema Teixeira de Pascoaes, Centro Cultural Amarante, Largo de São Gonçalo e Parque Florestal de Amarante.
Paralelamente à música, durante estes dias, acontecem em Amarante: o Festival MIMO de Cinema, com 13 exibições; o Programa Educativo, com 10 workshops e oficinas; o Fórum de Ideias, com duas palestras, uma sobre Património Europeu e outra sobre a Sonoridade Actual da Música Urbana Brasileira; um Roteiro Cultural; uma Chuva de Poesia dedicada à autora brasileira Hilda Hilst; atividades dedicadas aos mais novos no MIMO para Crianças; e duas exposições – uma das grandes novidades do MIMO Festival Amarante. Pela primeira vez, o MIMO apresenta uma exposição de arte. “Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, Colecção Millennium bcp” inaugura a 20 de Julho e poderá ser visitada no Museu Amadeo de Souza-Cardoso até 28 de Outubro, altura em que se celebra o centenário da morte do artista amarantino. José Luís Gaspar, Presidente do Município de Amarante, referiu que está satisfeito com o investimento, “a aposta neste festival surge como reforço da estratégia de promoção da marca Amarante e a colocação de Amarante no mercado turístico internacional. Cerca de 70% dos participantes que vieram no ano passado, nunca tinham estado em Amarante”.