top of page

Delegação do PCP visita Hospital de Amarante


Uma delegação do PCP, que integrava a deputada Diana Ferreira, realizou ontem, 22 de outubro, uma visita ao Hospital de S. Gonçalo, em Amarante, onde, após uma visita às instalações, reuniu com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

Durante a visita, a deputada Diana Ferreira, que tinha estado naquele hospital há cerca de 3 anos, pôde constatar o franco crescimento de atividade patente nas muitas pessoas presentes nas diferentes salas de espera e nos outros espaços do Hospital.

Pelo Conselho de Administração foi transmitido o que tem sido feito e o que ainda falta realizar para uma maior rentabilização das instalações.

O Hospital de S. Gonçalo, em Amarante, integra, juntamente com o Hospital Padre Américo em Penafiel, o CHTS, uma das maiores instituições de saúde do país, em termos de população e área de influência, com mais de 5% da população portuguesa (520.000 pessoas) em 12 Concelhos de 4 Distritos.

O CHTS, nas suas duas Unidades (Penafiel e Amarante) nos últimos anos tem vindo a aumentar a sua produção, tal como foi transmitido à referida Delegação e esse aumento em muito se deveu à rentabilização do Hospital de Amarante.

No Hospital de S. Gonçalo, em termos da utilização do internamento, se em 2015 somente se encontravam em utilização 48 das 60 camas ali existentes, este Conselho de Administração colocou em utilização a totalidade das camas - 60 - e abriu ainda um novo sector com mais 5 camas junto da urgência (total de capacidade de internamento aumentada em 35%). Quanto aos dias de internamento, passou de 16.530 dias para 24.335 dias, ou seja, um acréscimo de 47%.

Em termos da Consulta Externa, passou-se de 45.887 Consultas para 52.623, ou seja, registou-se um aumento de 15%.

Em termos de intervenções cirúrgicas de ambulatório, passou-se de 2.745 para 6.386, o que significa um acréscimo de 132%.

Mas importa salientar que o financiamento por via do Contrato Programa negociado entre a tutela e o CHTS passou de cerca de 74 milhões de euros, em 2016, para cerca de 84 milhões em 2018 e, previsivelmente, irá aumentar de novo para 2019.

Inês Sousa

Coordenadora Gabinete de Comunicação

JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black
bottom of page