Prémio Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira vai ser apresentado hoje,às 18h30 no no Salão Nobr
A Junta de Freguesia de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão vai apresentar esta segunda-feira, dia 12 de novembro, o Prémio de Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira destinado a autores com idade igual ou superior a 18 anos e a estudantes que frequentem o ensino secundário nas escolas do concelho de Amarante com idade compreendida entre os 15 e os 18 anos.
A apresentação deste Prémio de Literatura, marcado para as 18h30 no Salão Nobre da sede da União de Freguesias, em S. Gonçalo, Amarante, acontece precisamente no dia em que se assinalam 103 anos do nascimento de Ilídio Sardoeira, reconhecido pedagogo, professor, poeta, escritor e autor de algumas histórias infantis.
“O prémio de literatura infantojuvenil Ilídio Sardoeira pretende divulgar a criação literária e homenagear o escritor, poeta, professor e cidadão interventivo amarantino Ilídio Sardoeira”, lê-se no regulamento do concurso que será divulgado esta segunda-feira.
Este Prémio de Literatura Infantojuvenil, que homenageia o notável amarantino Ilídio Sardoeira, compreenderá a modalidade de conto com temática livre que aborde um aspeto da atualidade.
Aberto à participação de autores de língua portuguesa a partir dos 18 anos o Prémio Literário premiará ainda a participação, num segundo escalão, de estudantes, jovens autores, dos 15 aos 18 anos, que frequentem o ensino secundário nas escolas do concelho de Amarante.
A apresentação do Prémio, júri e divulgação do regulamento acontecerá numa sessão solene de evocação de Ilídio Sardoeira, patrono deste concurso literário, marcada para as 18h30 no Salão Nobre da Sede da União de Freguesias, na rua Miguel Bombarda, em S. Gonçalo, Amarante.
Sobre Ilídio Sardoeira
Ilídio Sardoeira é natural da freguesia de Canadelo, no concelho de Amarante, onde nasceu no dia 12 de novembro de 1915.