top of page

Simulacros internos, na Cercimarante, testaram meios de segurança dos Serviços (C/Fotos)


Em conformidade com a legislação em vigor, e de forma a pôr em prática o plano de segurança contra abalos sísmicos ou outras ocorrências, mas, igualmente, de testar a operacionalidade dos recursos e meios existentes perante uma determinada situação de emergência, a Cercimarante realizou dois simulacros internos, recentemente, e em dias diferentes, nos edifícios da Sede, mais propriamente no Centro de Atividades Ocupacionais, e no edifício do Centro de Formação e Reabilitação Profissional (CFRP).

Os exercícios consistiram na simulação de abalos sísmicos, registados da parte da manhã, e que provocaram a derrocada de algumas partes dos edifícios dos Serviços, resultando alguns feridos graves e ligeiros.

Nestas operações, o Conselho de Administração da Cercimarante contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Amarante (B.V.A.), que aproveitaram esta ação para também eles testarem os seus operacionais. A acompanhar estes exercícios, que foram coordenados pelo Comandante e Chefe da Equipa de Intervenção Permanente dos B.V.A., Rui Ribeiro, estiveram presentes elementos da Proteção Civil de Amarante, o presidente dos B.V.A., Adelmo Guimarães, o presidente e o secretário do Conselho de Administração da Cercimarante, respetivamente Carlos Pereira e Jorge Pereira.

“Pese embora a obrigatoriedade legal, estas ações revestem-se de um caráter fundamental pelo simples facto de nos permitirem verificar e testar a operacionalidade dos recursos e meios, analisar e avaliar eventuais situações que poderemos sempre melhorar e essencialmente sensibilizar, alertar e treinar todos os envolvidos para eventuais situações reais. Podemos, pois, concluir que o balanço deste simulacro foi, de uma forma geral, bastante positivo. Aproveitamos para agradecer, uma vez mais, todo o apoio e disponibilidade dos B.V.A., assim como da Proteção Civil concelhia”, referiu o presidente da Cooperativa, Carlos Pereira.

Formação de Manuseamento de Extintores, na Sede

Realizou-se, ainda na Sede da Cooperativa, uma formação de manuseamento de extintores, ministrada pelo Comandante e Chefe da Equipa de Intervenção Permanente dos B.V.A., Rui Ribeiro, que, nesta ação, esteve também acompanhado por um bombeiro da corporação. A referida formação teve como objetivo dotar os colaboradores e clientes do Centro de Atividades Ocupacionais, e demais colaboradores da Sede, com conhecimentos teóricos e práticos de manuseamento de extintores, que lhes permitam atuar perante focos de incêndio.

Telma Pinto Ferreira Departamento de Comunicação e Imagem da Cercimarante

JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black
bottom of page