Pós-Graduação em Termalismo do Instituto Piaget lecionada em Amarante
Amarante recebe a Pós-Graduação em Termalismo da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, aproveitando o potencial da estância termal recentemente inaugurada.
O início está previsto para o final de fevereiro e o término em julho. As aulas irão decorrer às sextas e sábados e haverá ainda a possibilidade de utilização de meios online, durante as aulas, para alunos provenientes de locais mais distantes.
A coordenação científica é da responsabilidade do Professor Doutor Jorge Mangorrinha e a coordenação pedagógica do Professor Doutor José Luís Sousa.
Para o responsável pela coordenação científica, Jorge Mangorrinha, Amarante é uma escolha natural «porque se situa no centro geográfico da área com maior número de estâncias termais (Norte e Centro) e, sobretudo, porque se trata do balneário termal mais moderno e recente em Portugal, dado que é importante para que o Ensino esteja na vanguarda do desenvolvimento, e vice-versa. Esta Pós-Graduação tem um programa verdadeiramente inédito, desde logo, prevendo um Seminário e uma Linha de Investigação intitulados "Termas Criativas"».
Dotar os profissionais de conhecimentos e competências para o desenvolvimento de atividades em diversas áreas do termalismo, para a promoção da saúde e bem-estar dos indivíduos, e para a potencialização das estâncias termais como recurso económico para as comunidades envolventes são os principais objetivos.
Detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, numa das seguintes áreas - Saúde, Gestão ou Turismo - poderão ser admitidos. Outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso, também poderão vir a ingressar.
Esta Pós-Graduação conferirá as competências necessárias para intervir em instituições termais, em indivíduos, famílias e populações frequentadores de estâncias termais, bem como na melhoria das comunidades envolventes. Refira-se que o Município de Amarante assumiu o Termalismo como uma das áreas prioritárias. A riqueza termal existente no concelho é evidente e inquestionável.
GAT | Comunicação
Município de Amarante