top of page

Amarantino Rui Teixeira é o único português no Mundial de Corta-Mato de Aarhus


“Trabalhei muito para ser o melhor” Desengane-se quem, porventura, ainda julga que ser “o melhor” não dá trabalho! O amarantino Rui Teixeira, atleta de alta competição, é a prova disso mesmo. Orgulhoso por voltar a vestir a camisola de Portugal numa grande competição internacional, chega agora, como o próprio admite, “o retorno” do trabalho ao longo dos últimos meses. “Trabalhei muito para ser o melhor e felizmente esse objetivo foi alcançado”.

O campeão nacional Rui Teixeira, do Sporting, é o único português no Mundial de Corta-Mato de Aarhus, na Dinamarca, a 30 de março. O amarantino volta à competição na qual participou uma vez, em 2007 e onde foi 123º.

Um verdadeiro campeão que ainda se lembra dos tempos em que corria “sozinho”. Amarante tem vindo a apostar de forma consistente e gradual na prática desportiva, uma realidade que deixa o atleta muito satisfeito: “Há uns anos quando me iniciei no atletismo, com 20 anos, chegava a sentir um pouco de vergonha de andar pela minha aldeia a correr sozinho, era fácil ouvir coisas do género: devias era ir trabalhar. Hoje em dia felizmente já não é assim, vê-se cada vez mais pessoas a praticar desporto”. Para o campeão nacional, o desporto representa ainda outras vantagens: “faz com que Amarante fique ainda mais jovem e mais bela, além de atrair cada vez mais visitantes que ficam apaixonados pelas nossas paisagens, pela gastronomia e pela forma como são recebidos”.

Ao contrário do que se possa pensar a vida de atleta dá “imenso prazer”. É necessário trabalhar muito para atingir o nível de atleta de alta competição mas esse caminho faz de nós pessoas “mais confiantes, mais capazes, aumenta a nossa autoestima e acima de tudo faz de nós melhores cidadãos para o mundo”, garante.

A poucos dias de viajar para a Dinamarca, o atleta está neste momento a participar no estágio, promovido pela Federação Portuguesa de Atletismo. As rotinas são “simples”: treinar, comer e dormir. “Só assim se pode chegar aos resultados que pretendemos, abdicando muitas vezes de tempo em família. Mas sei que os meus familiares compreendem pois são a base do meu sucesso”. Este será o segundo campeonato do mundo e as expectativas de Rui Teixeira estão em alta, mostrando-se capaz de fazer mais e melhor.

“Sinto uma enorme felicidade quando vejo nos jornais nacionais ou na televisão o "Amarantino Rui Teixeira". Cresci a ver grandes figuras do Desporto e da Cultura da nossa cidade e não imaginava que um dia também eu iria mostrar pelo país e pelo mundo a força e a fibra de que as gentes da nossa terra são feitas.”

GAT | Comunicação

Município de Amarante

JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black
bottom of page