top of page

I Encontro de Educação do Tâmega e Sousa


CIM do Tâmega e Sousa debate educação inclusiva

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai organizar, no dia 12 de abril, o I Encontro de Educação do Tâmega e Sousa, subordinado ao tema “Educação inclusiva: um novo paradigma da escola”.

O Encontro, que terá lugar no Auditório do Centro Paroquial da Igreja de Santa Maria, no Marco de Canaveses, entre as 9h00 e as 17h00, insere-se na estratégia educativa do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], provido pela CIM do Tâmega e Sousa em estreita articulação com os municípios, as escolas e agentes educativos deste território.

A educação inclusiva foi a temática escolhida para o I Encontro. Esta pode ser entendida como uma conceção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação, isto é, o acesso, a participação e a aprendizagem de todos sem exceção, o que implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas de gestão vigentes na escola e nos sistemas de ensino.

Porém, tendo em conta a complexidade da educação inclusiva e do processo de transformação da escola e das práticas pedagógicas em sala de aula, por onde começar a colocá-la em prática? Como saber se uma prática pedagógica é, de facto, inclusiva? Uma escola que se diz inclusiva realmente garante o direito de todos à educação?

Estas serão algumas das questões que se pretende debater e refletir neste Encontro, através da partilha de boas práticas e experiências, procurando-se também contribuir para a atualização de conhecimentos, para a capacitação e sensibilização dos líderes educativos do território – diretores, professores e encarregados de educação –, promovendo, assim, a construção de uma efetiva educação inclusiva.

O programa irá reunir um conjunto de especialistas académicos e institucionais ligados à educação e, mais concretamente, à educação inclusiva.

O painel da manhã contará com as intervenções do Delegado Regional de Educação da Região Norte da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Diretora de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção-Geral de Educação. Seguem-se quatro workshops temáticos, a decorrer em simultâneo, orientados pelo Presidente do Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e por docentes da Universidade Católica Portuguesa, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

A tarde será conduzida por representantes do PNPSE – Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, da CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e do CFAE MarcoCinfães – Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães. Os comentários às conclusões dos workshops da manhã estarão a cargo do Diretor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

A participação no Encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 9 de abril. Os interessados poderão inscrever-se através do sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, em www.cimtamegaesousa.pt.

Este Encontro é reconhecido e certificado pelo CFAE MarcoCinfães como ação de formação de curta duração.

O I Encontro de Educação do Tâmega e Sousa insere-se na estratégia educativa do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], provido pela CIM do Tâmega e Sousa e pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses, em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães (CFAE MarcoCinfães), sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

CIM do Tâmega e Sousa

JVM 
Envie-nos a sua noticía!
Esteja sempre atualizado com o seu JVM!
Siga o JVM
  • Facebook Basic Black
bottom of page